Peixe termina o ano sem vaga na Libertadores, mas podia ser pior

MatériaMais Notícias

Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, foi até ironizado ao dizer, no mês de janeiro, que estava em um “time para ser campeão”. Naquele momento, o Peixe havia perdido 14 jogadores que terminaram a temporada anterior e precisava de uma reformulação intensa por causa do desmanche decorrido da crise financeira. O Santos devia salários, tinha elenco enfraquecido e poucos nomes de destaque. Quem diria que este mesmo elenco chegaria à duas finais na temporada?

Apesar do baque de terminar 2015 fora do G4 do Brasileirão e com o vice da Copa do Brasil, a impressão geral é de que o ano podia ser bem pior no Alvinegro.

RelacionadasSantosDorival assume responsabilidade e diz que Santos teve atuação ‘abaixo’Santos03/12/2015PalmeirasDorival interrompe coletiva de Marcelo Oliveira para dar parabénsPalmeiras03/12/2015SantosMesmo sem alcançar metas, Renato destaca ‘luta até o fim’ do SantosSantos03/12/2015

Para começar, o Santos demitiu o técnico escolhido para iniciar 2015 logo em março. Sem Enderson Moreira, o auxiliar Marcelo Fernandes foi efetivado e alcançou o título paulista no maior estilo “contra tudo e contra todos”. Só isso já era surpreendente em uma temporada fadada ao fracasso. Mas no Brasileirão o Peixe começou a desandar sob o comando do ex-auxiliar, e a goleada por 4 a 1 sofrida diante do Goiás foi suficiente para o clube apostar em Dorival Júnior, técnico da Copa do Brasil de 2010.

A reação empregada pelo comandante foi impecável, com aproveitamento de 70% dos pontos, desempenho que tirou o Santos da zona de rebaixamento e levou à final da Copa do Brasil. Nas últimas semanas, a equipe que beliscou o G4 perdeu essa condição, e chega à ultima rodada do Brasileirão já sem chances. Para piorar, o título da Copa do Brasil foi perdido para o Palmeiras, nos pênaltis.

E agora? Sem a vitrine da Libertadores, o Peixe sofrerá para manter seus principais craques, como Lucas Lima e Gabigol. Sem a grana da Libertadores, o planejamento financeiro será mais complicado. Mas no geral, poderia ser bem pior.